Muitas pessoas possuem o sonho de ser caminhoneiro, viajar pelas estradas do Brasil e até mesmo de países vizinho, sempre conhecendo novas cidades e novas pessoas.
Apesar de muitos ainda considerarem essa como uma profissão de risco, para os amantes ela significa a realização de uma vida sob adrenalina e com possibilidades de sempre explorar o novo.
Aqui nesse artigo, nosso objetivo é mostrar um pouco mais sobre o sonho de ser caminhoneiro e os passos que precisam ser dados para tornar-se um profissional desse tipo.
Quer saber tudo a respeito desse assunto? Então não deixe de acompanhar esse texto até o final!
O sonho de ser caminhoneiro
A profissão de caminhoneiro é, de modo geral, bastante diferente de várias outras, já que não há horários de trabalho definidos, muito menos o conforto de estar sempre em casa.
Enquanto para muitos isso pode soar apenas como aspectos negativos, para os que sonham em ser caminhoneiros, esse modo de vida, cheio de contrastes e sem uma rotina definida é extremamente empolgante.
Muitos que sonham em ser caminhoneiro já vem com essa vontade do berço, já ouvem as histórias de pais, tios e avôs desde pequenos.
A possibilidade de fazer amizades nos pontos de parada de caminhões, conhecer novos lugares, novas pessoas, novas comidas e culturas totalmente diferentes é algo extremamente satisfatório para esses profissionais.
Mas como, exatamente, tornar-se um caminhoneiro? Quais são os passos a se seguir?
Passos para tornar-se um caminhoneiro
Tirar a carteira de habilitação profissional
O primeiro passo para tornar-se um caminhoneiro é, assim que completar os 18 anos, tirar a carteira de habilitação profissional, ou CNH.
Primeiramente, você precisa tirar a categoria B para dirigir carros e, após 1 ano, é que poderá tirar a habilitação C, que permite dirigir veículos de carga não articulados, como caminhões trucados e tocos.
Para tirar a categoria D, você precisa no mínimo 21 anos, e ter dois anos de categoria B ou um ano com carteira na categoria C.
A categoria D irá permitir você a guiar os mesmos veículos da categoria C, mais os veículos para mais de 8 passageiros e aqueles com cargas perigosas.
Já para tirar a CNH na categoria E, que permite dirigir veículos com mais de um módulo, é preciso ter no mínimo 21 anos e estar habilitado na categoria C ou na categoria D há no mínimo 1 ano.
Fazer cursos extras
Além de tirar a habilitação específica, você ainda precisa fazer alguns cursos específicos que alguns tipos de transporte exigem.
Se você for trabalhar com veículos que carreguem combustíveis, deve-se fazer, obrigatoriamente, um curso de movimentação de cargas perigosas.
Fora esses obrigatórios, ainda há outros cursos que você pode fazer para profissionalizar-se e aumentar as chances de conseguir mais trabalhos.
Alguns exemplos são:
⦁ Curso de Transporte de Cargas indivisíveis
⦁ Curso de Transporte coletivo de passageiros e Transporte Escolar
⦁ Curso Gerais: como de marketing pessoal e de transporte
Escolher qual tipo de caminhoneiro você vai ser: autônomo ou empregado
Bom, aqui irá depender muito das suas condições financeiras iniciais.
Se você não possui o dinheiro para comprar seu próprio veículo, mas apenas para tirar a habilitação como caminhoneiro, então vale a pena conseguir um emprego em uma empresa.
Assim será possível ir juntando dinheiro aos poucos, até que você tenha o suficiente para comprar ou pelo menos dar entrada no seu próprio caminhão.
Essa é uma excelente estratégia que é bem menos arriscada do que dar um passo muito largo e começar comprando um caminhão sem ter condições de arcar com ele, acabando por se endividar.
Por outro lado, se você já tem um bom dinheiro guardado para comprar o caminhão, então vale a pena iniciar já como autônomo.
Conclusão
Como você viu, ser caminhoneiro é o sonho de muitas pessoas, que na maior parte das vezes já que vem com ele do berço, sendo influenciado pelos familiares que atuam na profissão.
Neste texto, nosso objetivo foi mostrar algumas dicas essenciais para você que deseja dirigir caminhões pelas estradas brasileiras e de fora do país, vivendo toda a adrenalina proporcionada por essa profissão.
Gostou do artigo de hoje sobre tudo o que você precisa saber sobre ser caminhoneiro?
Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.