>

Manutenções preventivas para fazer no seu caminhão

Fazer a manutenção preventiva no seu caminhão é extremamente importante para evitar problemas futuros que comprometam o funcionamento do veículo.

Muitos caminhoneiros acabam por não fazer esse tipo de manutenção, levando seus veículos para a oficina apenas quando os mesmos já apresentam problemas sérios.

Sendo assim, para evitar que isso aconteça com você e com o seu caminhão, resolvi trazer aqui esse artigo contendo algumas dicas de manutenções preventivas para fazer no seu veículo.

Vamos lá!

Verifique os freios do caminhão

A falta de freios em caminhões costuma ser a causa principal dos acidentes nas estradas, incluindo aqueles mais graves e que colocam em risco a vida do condutor.

Para evitar que isso aconteça, torna-se extremamente importante fazer a manutenção preventiva dos freios para garantir o funcionamento correto e em segurança desses itens essenciais no veículo.

Entre os elementos que devem ser observados nos freios está o estado das pastilhas e das lonas, para que não se coloque em risco a frenagem.

E verifique também as pastilhas e lonas de freio, para garantir que não haja surpresas quando for necessária a frenagem.

Faça a verificação do sistema elétrico

Outro ponto importante da manutenção preventiva é o sistema elétrico, sendo preciso verificar constantemente a bateria e o alternador, além de estar atento a qualquer ruído que surja no momento da partida.

Veja também se as luzes de sinalização estão funcionando corretamente, como luz de freio, setas e faróis, afinal, elas são extremamente importantes para evitar acidentes e também multas na estrada.

Se você não faz a verificação do sistema elétrico do seu caminhão com frequência, corre-se o risco de que ele venha mesmo a parar de funcionar no meio da estrada, o que é um grande problema e um enorme risco.

Verifique o sistema de transmissão

O sistema de transmissão é o responsável por você conseguir trocar a marcha do seu caminhão, e como há um atrito constante no sistema, ele precisa ser lubrificado constantemente.

Por isso uma das importantes dicas de manutenção preventiva é estar atento ao nível do lubrificante e a qualquer ruído que você possa ouvir no momento de passar a marcha.

Além disso, se ao trocar a marcha você percebe que há uma dificuldade, isso pode ser indicativo de algum problema no sistema de transmissão, e ao qualquer sinal de algo errado, torna-se essencial leva-lo para a oficina.

Esteja constantemente verificando o óleo do motor

Um dos itens mais importantes que precisa ser verificado constantemente, para evitar qualquer problema maior no veículo, é o óleo do motor.

Esse óleo é o responsável por realizar a lubrificação do motor do seu veículo, bem como por evitar que o sistema dele fique muito quente e por fazer a limpeza do mesmo.

Sem verificar o óleo e o seu nível, corre-se o risco de colocar em perigo o funcionamento do seu motor e do seu caminhão, aumentando a temperatura e o desgaste das peças por conta do maior atrito.

Caso o nível do óleo esteja baixo ou baixando de forma frequente, isso pode significar um grande problema no motor.

Faça um checklist

A melhor forma de evitar problemas no seu veículo fazendo uma manutenção preventiva eficaz é por meio de um checklist.

Afinal, como visto, são muitos os itens que precisam ser checados para que seja possível diagnosticar e evitar problemas futuros mais sérios.

Com uma lista de verificação, você tornará mais fácil a sua tarefa e irá correr menos riscos de esquecer algum item importante do seu veículo.

Conclusão

Como você viu, fazer manutenções preventivas no seu caminhão é essencial para evitar problemas futuros mais sérios, que podem colocar em risco o funcionamento do seu veículo.

Neste texto, mostramos a você algumas dicas importantes de itens para estar atento quanto ao seu veículo, como o funcionamento dos freios e o nível do óleo do motor, sempre garantindo a sua segurança e do seu caminhão.

Gostou do artigo de hoje sobre manutenções preventivas para fazer no seu caminhão?

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *