COMO É FEITA A COTAÇÃO DO CACAU NO PARÁ, BAHIA E ESPÍRITO SANTO

Sabia que três estados de regiões distintas do nosso país são produtores de cacau? São eles: Pará, Bahia e Espírito Santo. 

Sabia, ainda, que cada um deles vende o cacau de forma diferente? Se não, confira agora uma breve explicação sobre estas unidades de medida. 

O quilograma é a unidade mais comum e conhecida entre os brasileiros. 

A origem da palavra vem do grego, onde “quilo” significa mil e em conjunto com o sufixo “-grama”. Assim, as duas palavras juntas querem dizer “mil pesos pequenos”. 

Aqui no estado do Pará, norte do país, utilizamos esta medida para negociar o cacau, e o estado é atualmente, o maior produtor do fruto no Brasil.

A arroba é uma unidade de medida bastante antiga, existente desde o século XVI, e segundo a sua etimologia, a palavra vem do árabe e significa “um quarto de”. Uma arroba equivale a 15 quilos e esta unidade é comumente utilizada na agricultura e pecuária.

A Bahia, atualmente, é quem faz uso da arroba. Atualmente, o estado produz mais de 100 mil toneladas e é o segundo maior produtor do País.

Por último, mas não menos importante, há a saca. Assim como a arroba, esta unidade é amplamente utilizada na agricultura. Sua principal característica é que o peso dela equivale a cerca de 60 kg.  

Um fato curioso é que no mercado estrangeiro, a saca ganha outro nome: a unidade de medida, buschel. Porém, neste caso equivale a um pouco menos da metade da versão brasileira: cerca de 27 kg.

O Espírito Santo, terceiro produtor do cacau, utiliza esta medida. 

Estas foram as definições básicas das unidades de medida que cada estado emprega ao vender o cacau. 

Se ficou alguma dúvida sobre este assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que possamos ajudá-lo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *