O milho é um dos cereais mais populares do mundo.
Só em 2020, a safra teve uma produção gigante: cerca de 105 milhões de toneladas, portanto, essa é uma atividade bastante rentável e em plena expansão.
Então, confira esta breve explicação se tem interesse em saber como plantar milho na sua chácara, sítio ou terreno. As instruções são simples, basta um pouco de atenção e sua colheita será farta.
Na Região Norte, o clima tem duas fases: chuvosa e de estiagem, por isso, o momento ideal para o plantio é em dezembro, época de grandes chuvas. Isso acontece porque o milho necessita de um terreno que seja úmido. Além disso, o sol é um grande aliado para o plantio, então é importante que a plantação receba algumas horas de luz solar diariamente.
A boa fertilidade do solo é a chave para que seja realizada uma ótima colheita, e isso ocorre com certa facilidade, pois o milho absorve todo tipo de nutriente possível.
É importante observar se há presença de plantas daninhas. Se identificar essas ameaças, limpe o terreno e até mesmo tente conseguir o auxílio de um especialista para evitar qualquer problema.
Escolha entre dois tipos de sementes: o de milho verde ou as híbridas. A grande vantagem desta última é que ela será ideal para o solo escolhido, como neste caso da Região Norte, assim, evitando perdas na hora da colheita.
E falando nisso, para a hora de colher é importante prestar atenção. O milho estará pronto quando os “cabelos” das espigas estiverem em um tom amarronzado. Portanto, cuidadosamente claro, quebre a espiga e retire-o com casca.
A colheita ocorre, aproximadamente, em até 2 meses. Neste caso, com a espiga específica para a Região Norte.
Esta foi uma introdução para o plantio de milho. Se ficou alguma dúvida escreva-a abaixo nos comentários para que possamos ajudar você e também trazer mais conteúdo do seu interesse para o nosso blog.