Segurança do veículo: 4 dicas para quem vai pegar a estrada

Antes de pegar a estrada é extremamente importante que você fique atento a alguns fatores que irão proporcionar uma maior segurança do seu veículo.
Muitos motoristas de caminhões e caminhonetes apenas desejam sair o mais rápido possível para suas viagens e muitas vezes esquecem do que há de mais importante: fazer revisões no veículo para evitar problemas futuros.

Atenção aos pneus e aos estepes
Observar os pneus pode garantir uma segurança enorme na estrada, evitando acidentes ocasionados, por exemplo, por estouros ou pela falta de aderência no asfalto.
É importante que você verifique se não há a presença de bolhas nos pneus, e caso existam é preciso fazer a substituição deles de maneira imediata.
Como o pneu, na estrada, acaba exposto a uma temperatura maior, que aumenta sua pressão externa, o risco de explosão nos que não estão 100% é muito alta.
Você também precisa verificar possíveis desgastes irregulares que tenham surgido na banda de rodagem ou nas bordas do pneu.
Esse tipo de problema costuma indicar que a suspensão do veículo está desalinhada ou você usou o pneu por uma pressão não adequada por muito tempo.
É preciso também verificar os estepes, afinal, se houver algum problema com um dos pneus que estão sendo usados, você precisa garantir que os reservas estão em bom estado para serem trocados e utilizados.

Faça um checklist dos acessórios
Nada de pegar a estrada com a sua caminhonete sem fazer um checklist dos seguintes acessórios: extintor, triângulo, macaco e chave de roda.
Testar se os mesmos estão em perfeito funcionamento é também importante para garantir que você não ficará na mão caso ocorra algum problema na estrada.
Se você esquecer, por exemplo, o seu triângulo, isso pode gerar um grande risco de acidente na estrada caso precise parar e sinalizar por algum problema no veículo.
Algumas pessoas resolvem a situação colocando galhos, latas, pneus ou pedras para sinalização, mas que dificilmente são eficientes.
Sem um extintor que funcione, qualquer problema de princípio de incêndio no veículo pode tomar grandes proporções, o que é um risco para você e sua caminhonete.
E por último, sem o macaco e a chave de roda, caso um pneu fure na estrada, você terá que esperar algum outro motorista passar para lhe auxiliar com os acessórios que ele possui.

Olho na direção e na suspensão do veículo
Os motoristas de caminhonetes costumam sentir os problemas relacionados com o desalinhamento e o balanceamento da suspensão apenas quando estão com velocidade mais alta na estrada.
O problema costuma surgir como vibrações no volante, ocasionadas pela roda que está desbalanceada, ou por uma direção desalinhada, que é quando o veículo “puxa” para um dos lados.
Por isso é importante fazer a prevenção com a realização do alinhamento e do balanceamento antes de pegar a estrada, tornando bem mais segura a sua viagem, e ainda evitando consumir muito combustível e desgastar muito os pneus.
Ao menor sinal de ruídos, rangidos ou de batidas secas, você deve garantir que a suspensão e a direção do veículo sejam verificadas, pois pode haver problemas com os amortecedores, por exemplo, colocando em risco a viagem.

Verifique o óleo e os filtros
O óleo do motor é um dos itens mais importantes que você deve verificar no checklist antes de pegar a estrada, garantindo assim a segurança na viagem.
Você deve fazer a verificação não só de como está o nível de óleo do motor, mas também se ele está dentro da data máxima de troca.
É preciso também saber se a quilometragem que você irá percorrer, ida e volta, estará dentro dos limites considerado a última troca de óleo realizada.
Além do óleo em si, você ainda deve checar os filtros: de óleo, de ar e de combustível, para saber se todos estão dentro do prazo máximo de validad.e
Outros fluidos não podem deixar de ser verificados por quem vai pegar a estrada, como é o caso do fluido de freios e da direção hidráulica.
Também é importante saber como está o nível do fluído de arrefecimento do motor, para impedir que o mesmo venha a atingir altas temperaturas, e do reservatório de água para o limpador de para-brisas.

Conclusão
Como você viu, quem vai pegar a estrada com a sua caminhonete precisa cuidar-se para garantir que a viagem ocorrerá com a maior segurança possível.
Neste texto, mostramos algumas dicas imprescindíveis que irão garantir que o seu veículo estará seguro na estrada, sem riscos de acidentes ou outros contratempos ocasionados pela falta de atenção nas revisões.
Gostou do artigo de hoje sobre 4 dicas de segurança do veículo para quem vai pegar a estrada?
Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *