Mulher motorista: 3 dicas sobre como realizar esse sonho que pode não ter gênero

A mulher motorista de caminhão ou ônibus, por exemplo, ainda sofrem muitos preconceitos, já que ainda há pessoas que têm um pensamento retrógrado de que “esse não é trabalho para as mulheres”.

Com a evolução da sociedade, esse pensamento vem ficando cada vez mais ultrapassado e as mulheres começam, pouco a pouco, a conseguir assumir o papel dentro dessa profissão.

Aqui nesse artigo, você irá conhecer um pouco mais sobre motoristas mulheres de caminhão e ônibus, e dicas de como elas podem realizar esse sonho que não pode ter gênero.

Quer saber mais sobre o assunto? Então não deixe de acompanhar esse texto até o final!

Mulheres motoristas: Experiência de atuação dirigindo caminhões e ônibus

De uma forma geral, para as mulheres, trabalharem como motoristas de caminhão ou de ônibus ainda exige uma tarefa diária de combate aos estereótipos, dificuldades e preconceitos.

Basta observar que apenas 0,5% dos entrevistados em uma pesquisa chamada de “Perfil dos Caminhoneiros” de 2019 eram mulheres.

A maior parte das mulheres motoristas começou a sonhar com essa profissão, que ainda não é tão comum para o gênero, por conta do contato direto tanto com os caminhões como com a vida como caminhoneiro.

Essa paixão é descoberta, de forma geral, por conta dos avôs, pais, tios ou mesmo irmãos que atuam na área, a qual elas tiveram contato desde sempre, passando a amar o que fazem.

Apesar de a maior parte das mulheres motoristas, principalmente as de caminhão, ainda sofrerem com olhares de estranheza ao chegar em postos de gasolina, elas lutam cada vez mais por respeito, espaço e reconhecimento.

Junta-se a isso os desafios inerentes à profissão, como a grande insegurança e a violência que ainda acontece nas estradas de todo o país.

Cada vez mais, entretanto, mulheres motoristas corajosas enfrentam o que for preciso para que possam sentir-se livres de preconceitos e descrédito para exercerem a profissão que tanto amam e escolheram para exercer.

A seguir, você verá algumas dicas de como realizar esse sonho de ser motorista que não pode ter gênero!

Buscar a habilitação necessária

A primeira dica para que a mulher motorista possa passar a dirigir veículos como caminhões e ônibus é tirar a habilitação necessária para tal.

Para isso, é preciso ter a habilitação E, que irá permitir a condução de veículos de grande porte e articulados.

Assim, é preciso:

  • Ter no mínimo 21 anos
  • Ter habilitação na categoria C ou categoria D há pelos menos um ano
  • Não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima nos últimos 12 meses
  • Não ser reincidente em infrações médias nos últimos 12 meses
  • Realizar exame médico e avaliação psicológica
  • Apresentar comprovante de aulas práticas em direção veicular
  • Fazer o exame e ser aprovado no mesmo para direção veicular

Dependendo do tipo de carga a ser transportada, como é o caso das que são consideradas perigosas, ainda é requisitado um curso a mais para que possa conduzir o veículo.

Buscando oportunidades de trabalho

A próxima dica, após ter em mãos a habilitação necessária para conduzir caminhões e ônibus, e ir atrás de oportunidades de trabalho.

Nesse momento você precisará escolher entre ser um empregado, de empresas ou transportadoras, ou ainda de ser autônomo, ou seja, ter seu próprio caminhão e receber por meio dos fretes pagos.

Regularização da caminhoneira autônoma

Resolveu trabalhar como motorista mulher de caminhão autônoma?

Então saiba que é preciso regularizar sua condição através da inscrição no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC) da ANTT.

Para isso, você precisará comparecer até uma unidade regional da ANTT e comprovar os requisitos exigidos, como: Carteira de Identidade (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Você ainda precisará estar em dia com a contribuição sindical e ser proprietário (ou co-proprietário ou arrendatário) de um veículo, no mínimo, e que tenha Capacidade de Carga Útil que seja igual ou superior a 500 kg.

Para finalizar, a motorista autônoma ainda precisará ser aprovada em um curso específico exigido ou ainda ter pelo menos três anos de experiência na profissão para ser, de fato, regularizada.

Conclusão

Como você viu, tornar-se uma motorista mulher de caminhão ou ônibus exige superar muitos obstáculos como preconceitos e descrédito de uma área ainda dominada, quase 100%, pelos homens.

Neste texto, você viu um pouco mais sobre as mulheres que sonham em ser motoristas e algumas dicas para que elas posam entrar, de vez, nessa profissão.

Gostou do artigo de hoje sobre 3 dicas sobre como realizar o sonho de ser uma mulher motorista?

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *