Transamazônica: O que você precisa saber sobre ela!

A rodovia Transamazônica, nome pelo qual é conhecida a BR-230, trata-se de uma rodovia federal brasileira que atravessa o país, tendo uma extensão de 4260 km, levando em consideração apenas os trechos construídos.

A rodovia começou a ser construída no final dos anos 1960 até metade dos anos 1970, mas nunca foi concluída devido às suas enormes proporções (com os trechos não construídos a rodovia pode chegar a mais de 5660 km).

Pode-se indicar dois inícios da rodovia, levando-se em conta as suas extremidades: no extremo oeste, na região oeste do país, ela se inicia em Lábrea, cidade do Amazonas.

Já no extremo leste, o início da rodovia é na cidade de Cabedelo, que fica no estado paraibano, ou seja, a BR-230 faz a ligação do estado do Amazonas até o estado da Paraíba.

A Transamazônica é considerada como a terceira rodovia mais longa do país, passando por algumas das principais cidades do Pará, como Altamira e Marabá, além outros estados como Piauí, Maranhão e Ceará.

É na Paraíba, entretanto, é onde há a maior circulação tanto de pessoas como de mercadorias, já que seu início é em uma cidade portuária.

Assim, a obra que foi vista como uma das principais durante o militarismo no Brasil acabou ficando esquecida ao longo do tempo, sem uma conclusão definitiva.

Ao longo do tempo, muitos perguntaram-se qual seria o destino da grande rodovia e o fato é que ainda há muito o que ser finalizado nessa obra, que já custou bastante aos cofres brasileiros.

Mas será que haverá a conclusão da Transamazônica algum dia? Quais são as expectativas para essa solução?

Expectativa de conclusão da Transamazônica

Existem diversos trechos, como aqueles que passam pela região amazônica, que ainda estão bem longe de qualquer parte da conclusão e sequer entraram em qualquer tipo de planejamento.

Já há outros que estão sendo pavimentados e irão fazer parte, agora, da rotina de muitos caminhoneiros que passam constantemente por esse local que está bem marcado no imaginário brasileiro.

Assim, o fato é que há uma expectativa de que alguns pontos da obra sejam concluídos, devido a aspectos econômicos e logísticos, devido aos trechos que estão sendo trabalhados ligarem regiões ou cidades importantes.

Mais de 100 quilômetros foram pavimentados começando na divisa do Pará com Tocantins, tendo a previsão de conclusão para o mês de dezembro.

No mês de junho foram entregues mais de 30 km de pista asfaltada entre as cidades de Itupiranga e Novo Repartimento, todas dentro do estado do Pará.

Assim, o trecho dentro do estado paraense, que faz parte da região amazônica, tem tudo para estar pronto até o final do ano, se as obras não forem interrompidas, é claro.

Entretanto, tratando-se de termos de finalização total da obra, não há ainda uma data para que a mesma seja concluída, ou seja, não há um projeto para que os cerca de 1000 km restantes serem construídos e estejam prontos.

Conclusão

Como você viu, a Transamazônica ou BR-320 é uma obra que começou na década de 1960 no Brasil, mas que nunca foi concluída, sendo hoje a terceira maior rodovia do país.

Neste texto, mostramos um pouco mais sobre curiosidades a respeito da rodovia, como sua extensão, incluindo trechos não concluídos, bem como os estados que atravessa de leste a oeste do país.

Além disso, você ainda pôde ver um pouco mais a respeito das expectativas de conclusão da rodovia mais emblemática do Brasil.

Gostou do artigo de hoje sobre o que você precisa saber sobre a Transamazônica?

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.

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